Descubra como a terceirização pode ajudar seu negócio

Terceirização de logística: afinal, quais são os benefícios?

Written by admin

On 9 de maio de 2019

Longe de ser apenas uma tendência, a terceirização de logística se tornou nos últimos anos algo inevitável. O motivo é simples: adotar a terceirização traz uma série de vantagens para o negócio, beneficiando empresa e consumidor.

Não importa o tipo de ciclo econômico – ainda mais em um país com tantas incertezas como o nosso, a qualidade nos processos logísticos é um dos pontos que mais tem feito diferença entre o sucesso ou fracasso das empresas, visto que os gastos no setor avançaram continuamente. Se pensada e planejada de forma estratégica, a logística é capaz de criar vantagens em relação à concorrência, aumentando a competitividade da organização. Que tal checar alguns desses benefícios para sua empresa?

 

Como é aplicada e o que é a terceirização de logística?

Uma operação logística terceirizada significa de maneira simples, delegar as tarefas da área para uma ou mais empresas parceiras. Isso envolve a distribuição dos produtos, mas também pode incluir o transporte de matéria-prima, componentes, mercadorias, entre outros. Um dos fatores mais importantes para que a terceirização seja aplicada com sucesso, é que haja um compromisso mútuo entre provedor e contratante.

O provedor de logística tem um papel cada vez mais amplo. Indo além de ser apenas um fornecedor, deve tornar-se um parceiro comercial estratégico, contribuindo com sua expertise de negócio e agregando os ativos e tecnologia necessários. Adicionalmente, deve ser altamente comprometido com prazos. Por outro lado, o contratante deve ter consciência de que seu papel não é executar o trabalho, mas sim ter a competência para acompanhar o provedor, fornecendo a ele os requisitos necessários ao cumprimento das atividades.

 

Quais são as Vantagens da terceirização de logística?

Listamos abaixo algumas das vantagens imediatas da terceirização em operações logísticas:

 

1 – Redução rápida de custos

O principal fator pelo qual muitas empresas terceirizam sua logística é inegavelmente esse. Ao delegar o trabalho a um prestador de serviço, é possível reduzir custos logísticos e, em muitos casos, até mesmo substituir os custos fixos por custos variáveis. Portanto, sua empresa só gasta quando vende. Consegue imaginar algo mais positivo do que isso? Além disso, geralmente é possível reduzir o tamanho da folha de pagamento, gerando ainda mais economia.

 

2 – Processos simplificados

Ter os processos logísticos otimizados, economizando tempo e dinheiro, é fundamental para qualquer organização. Quando consegue terceirizar sua atuação, a empresa passa a ter um controle simplificado dos custos e trabalhos dessa atividade.

 

3 – Especialistas ao seu lado

Toda empresa especializada na área conta com profissionais que  possuem conhecimento específico na área contratada. Sua empresa poderá rapidamente aproveitar disso para corrigir falhas e aprimorar diversos pontos. Adicionalmente, os profissionais da área logística são especialistas no ramo, buscando formação profissional e atualização por meio de feiras e eventos.

 

4 – Melhor uso de equipamentos

Parceiros especializados em logística possuem equipamentos modernos e específicos para armazenagem e transporte de materiais. Evidentemente isso facilitará o trabalho da sua organização, reduzindo custos com aquisição e manutenção desses itens.

 

5 – Serviço com maior qualidade

Outra grande vantagem em terceirizar atividades secundárias é a possibilidade de focar na atividade-fim da sua empresa. Isso acaba gerando um ciclo virtuoso, fazendo com que a sua organização (e a equipe de gestores) tenha mais tempo para desenvolver estratégias e soluções que melhorem os serviços e produtos. Ou seja –  o tempo precioso de seus melhores funcionários estará completamente focado no que realmente interessa para sua empresa. Esse processo se reflete no aumento da qualidade do serviço prestado aos clientes, gerando mais satisfação e fidelização.

 

Tendo em mente as principais vantagens de terceirizar a logística, que tal ficar por dentro de todos os principais assuntos sobre o mundo da terceirização em logística? Basta assinar nossa newsletter preenchendo o seu email abaixo:

 

You May Also Like…

Terceirização: entenda de uma vez a lei, em 7 pontos

Terceirização: entenda de uma vez a lei, em 7 pontos

A nova lei de terceirização já completou alguns anos de existência, mas ainda desperta dúvidas e polêmicas em sua aplicação. Aprovada em 22 de março de 2017, trata-se de um projeto que foi discutido na esfera política desde 1998. Você tem consciência de como isso pode...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat