Descubra como a terceirização pode ajudar seu negócio

Como otimizar a gestão de operações de logística nas empresas?

Written by admin

On 9 de maio de 2019

Um dos principais objetivos das empresas sempre é reduzir custos. O Brasil é um país com incertezas e crises econômicas, e acelerar investimentos acaba não sendo uma garantia de sucesso para um negócio. Porém é possível atingir custos menores por meio de outra estratégia: a otimização da sua gestão logística.

O transporte de mercadorias envolve dezenas de atividades e processos e precisam de inúmeros recursos para serem realizados corretamente. A redução de  gastos, obtida com a otimização do sistema logístico, contribui para ampliar as vantagens competitivas da sua empresa, aperfeiçoar o atendimento e superar as expectativas dos seus clientes.

O objetivo deste artigo é deixar clara a importância da gestão logística e por que ela deve ser pensada de acordo com suas estratégias de negócio. Afinal, escolher a estratégia certa, irá trazer ótimos resultados, mesmo a curto prazo.

Logística como pensamento estratégico

Antes, é bom refletir em 2 perguntas:

  • Os processos logísticos da sua empresa são vistos de que maneira?
  • Estão inseridos em outros campos de seu negócio, como o seu plano de marketing ou essa atividade consiste na simples entrega de produtos?

A logística deve sem dúvida ser encarado como algo mais complexo do que despachar uma mercadoria. Se pensa de outra maneira, lamentamos dizer que você pode ter sérios problemas no seu posicionamento estratégico. Além disso, é apenas uma questão de tempo aguardar possíveis reclamações dos consumidores nas redes sociais e em outros canais de comunicação.

Portanto, a logística é de fato, uma atividade complexa, que necessita de uma boa estratégia. Ações de marketing e planejamento bem sucedidas deve pensar e relfetir em todos os processos relacionados ao pré e pós-venda de produtos ou serviços oferecidos por sua empresa.

Para uma gestão apresentar bons retornos sobre seus investimentos e contribuir para o crescimento do seu negócio, isto deve ser encarado como algo preliminar. Dessa forma, o primeiro passo para melhorar a logística dos seus processos é pensar nessa atividade de maneira estratégica, alinhando-a a suas necessidades e seus objetivos.

Por que otimizar a gestão logística é uma necessidade

O termo “otimizar” é usado diariamente por gestores, líderes de projetos e colaboradores. Mas qual o real significado dessa palavra?

Em termos simples, a otimização é relacionada a boas práticas de gestão para executar as atividades de um negócio sempre nas melhores condições e com o menor custo possível. Esse processo geralmente envolve a participação de diferentes departamentos, pessoas e procedimentos internos de uma empresa. A integração é determinante para o planejamento e a execução de estratégias organizacionais mais focadas, consistentes e capazes de alcançar os resultados esperados.

A otimização também ajuda a eliminar os principais impactos da má logística de distribuição, que geralmente são velhos conhecidos de empresas que não investiram em um pensamento estratégico em logística, tais como:

  • a ineficiência dos processos,
  • gastos excessivos,
  • perda na qualidade dos serviços,
  • altos índices de reclamações dos consumidores.

 

Muito mais que uma tendência

O ponto importante é que a logística é uma das áreas com maior potencial de redução de custos em uma empresa. A tendência é óbvia, e por isso recebe cada vez mais atenção quando o assunto é gestão. Mas, se por um lado esse é um importante ponto positivo para os negócios, por outro a gestão logística também favorece a competição entre as empresas. Outra consequência óbvia é que o mercado deixa de abrir portas para gestores despreparados.

Portanto se você quer entrar nessa disputa e garantir a continuidade das suas operações, melhor reavaliar o modo como você trata sua gestão logística. A otimização da logística é uma tarefa que, a princípio, vai exigir um pouco mais de esforço para tomar forma. Porém, depois de otimizados, seus processos se tornarão mais simples e com resultados mensuráveis.

Agora que sabe a importância da otimização da logística, sugiro a leitura desse artigo, com algumas dicas práticas e eficazes. Leia com atenção e veja o que pode ser feito no seu negócio.

 

You May Also Like…

Terceirização: entenda de uma vez a lei, em 7 pontos

Terceirização: entenda de uma vez a lei, em 7 pontos

A nova lei de terceirização já completou alguns anos de existência, mas ainda desperta dúvidas e polêmicas em sua aplicação. Aprovada em 22 de março de 2017, trata-se de um projeto que foi discutido na esfera política desde 1998. Você tem consciência de como isso pode...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat